Está em busca de comprar seu próprio automóvel? Com os altos preços do mercado, está cada dia mais difícil de realizar o sonho de ter seu automóvel à vista. E a dúvida mais comum entre aqueles que estão pensando em adquirir um automóvel é: financiamento ou consórcio? Afinal, qual a melhor opção? Nesse post vamos descobrir qual vale mais a pena para você!
Como funcionam os consórcios de automóvel?
Os consórcios são como um autofinanciamento, onde um grupo de pessoas, sejam elas jurídicas ou físicas, buscam a compra de um bem, que nesse caso é comprar um automóvel. Esse processo é realizado através de uma administradora de consórcio que é a responsável por fazer e reunir os grupos, os contratos onde descreve a quantidade parcelas que deverão ser pagas, especificando o valor dividido do bem desejado, além do recebimento das parcelas, de taxas e outros adicionais.
A contemplação do consórcio é feita através de um sorteio que ocorre quando a cota de integrante do grupo é premiada, ou por lance que é parecido com um leilão, o integrante que oferecer o maior valor em dinheiro a mais do valor da parcela contratada será contemplado com o benefício.
Sendo a gerenciado todos os meses, ou em outro período de tempo descrito no contrato, a administradora sorteia a um ou mais membros do grupo com a carta de crédito do valor do bem contratado, até que todos os participantes sejam sorteados. Vale ressaltar que por meio do consórcio você não retira o bem assim que é efetuado o contrato, somente conseguirá adquirir seu carro, ou moto, caminhão quando for comtemplado com a carta de crédito.
Vantagens dos Consórcios
Confira agora, as principais vantagens do consórcio!
- Os juros não são adicionados ao contrato, portanto, os pagamentos são menores do que com financiamento;
- Não é necessário pagar um valor de entrada, o consórcio é composto por parcelas mensais;
- Te auxilia na aquisição planejada do veículo;
- Tem flexibilidade nos lances.
Desvantagens dos Consórcios
Assim como todo produto, o consórcio também possui suas desvantagens, as principais são:
- As prestações podem ser ajustadas durante o contrato, caso o valor da carta de crédito seja atualizado e os participantes possam continuar a comprar o carro de referência do contrato;
- Cobrança da taxa de administração e fundo de reserva;
- Não é possível definir a data exata da contemplação, ou seja, a data para receber o crédito, e adquirir o automóvel desejado;
- Golpes e fraudes no mercado: ainda existem muitos golpes e fraudes relacionadas ao consórcio, incluindo por exemplo, promessa de data exata de contemplação. Sempre procure por administradoras autorizadas pelo Banco Central e por profissionais com a certificação PCA-10, da ABAC (Associação Brasileira de Consórcios).
Como Funcionam Os Financiamentos De Automóveis?
O financiamento é em parte semelhante a uma compra parcelada. Neste caso, o valor do automóvel é dividido pelo prazo contratualmente acordado pagando uma parcela mensal da dívida assumida pela instituição financeira, pelo máximo de meses de um financiamento, dependendo do banco ou financiadora, está entre 60 a 80 meses, ou na flexibilidade do valor que consegue pagar por mês.
A principal diferença é que são incluídos juros periodicamente sobre o saldo devedor. Este modelo normalmente inclui requisitos como: Não ter restrições no CPF/CNPJ no momento da negociação. Vale ressaltar que, com financiamentos tradicionais, o banco adquire o automóvel -seja ele carro, moto ou caminhão – e ele se torna propriedade pessoal somente após o pagamento da dívida. Ou seja, a instituição financeira atua como intermediária entre você e a concessionária, cobrando, provavelmente um valor de entrada, juros e taxas sobre empréstimos e serviços prestados.
Vantagens Do Financiamento Auto
Confira agora, algumas vantagens do financiamento auto!
- Viabiliza a aquisição do veículo de imediato: assim que é aprovado o financiamento, o crédito é liberado;
- Flexibilidade para escolher prazo e valor de parcela;
- É possível antecipar as parcelas para pagar menos juros.
Desvantagens Do Financiamento Auto
E agora, as principais desvantagens do produto.
- Juros cobrados sobre o saldo do financiamento;
- O valor de entrada influencia na taxa de juros;
- Em caso de atraso no pagamento de parcelas, o bem é passível de busca e apreensão.
Vamos Comparar o Consórcios e Financiamento Auto?
No requisito Taxas e Juros, consórcio existe algumas taxas e acréscimos de valor, como a taxa de administração, que é usado para pagar pelos serviços prestados pelo administrador. A taxa utilizada varia de acordo com a instituição escolhida, do prazo e do valor da carta de crédito exigida. O custo total é então acrescentado com o parcelamento contratual do consórcio.
O fundo de reserva, sendo o consórcio um plano de financiamento em conjunto, pode ser afetado por vários motivos, principalmente pela inadimplência de algum dos membros, e para garantir que o processo funcione normalmente é cobrado dividindo o valor total pelo número de parcelas planejadas. Se no final do prazo do consórcio tiver saldo do fundo de reserva, o valor é devolvido aos participantes do consórcio.
Como também o reajuste do consórcio é uma atualização do valor mensal parcelado, que nada mais é a alteração no valor da carta de crédito, o valor cumulativo final, fazendo ajustes de acordo com o valor do produto para não prejudicar o poder de compra dos clientes.
Já no financiamento, existem diferentes tipos de taxas de juros que podem ser usadas. As mais comuns são as taxas de juros pré-fixas onde a taxa de juros é definida no momento da assinatura do contrato de empréstimo. Isso significa que o valor da parcela permanece o mesmo durante toda a período do empréstimo.
A juros pós-fixada é aquela em que a taxa de juros é definida com base em um índice de referência, como a taxa Selic ou o IPCA. Isso significa que os valores das taxas podem variar ao longo do tempo conforme o índice muda.
Além disso, os juros de mora serão acumulados se você atrasar o pagamento das parcelas do empréstimo. Esses juros são calculados utilizando a taxa de juros definida pelo banco ou financeira.
Em questão de Prazo, no consórcio vai depender muito da quantidade de cotas e a divisão do valor total. Já no financiamento, existe mais flexibilidade pela questão do valor de entrada e suas condições financeiras a pagar por mês.
Já na área da Burocracia, quando a cota é sorteada, é necessário passar por uma burocracia para receber a carta de crédito. Como a Comprovação de Renda, Declaração de Renda, entre outros documentos. Já no financiamento é feita a sua análise de crédito, – Serasa, entre outros- e a pesquisa de suas relações com bancos, em caso de inadimplência ou score baixo, seu financiamento é negado.
Resultados da comparação
Após toda essa análise é possível perceber que dependerá muito de muita pesquisa e planejamento financeira, para fazer a escolha certa!
O consórcio tem suas taxas e fundo de reserva, além do tempo de espera para a contemplação, e toda a documentação para o recebimento da carta de crédito.
O financiamento tem os juros, a análise de crédito, a flexibilidade em questão ao prazo, e o valor da parcela e o principal que é o adquirimento do automóvel assim que confirmado o financiamento.
Então organize suas finanças, faça um planejamento e veja qual melhor se encaixa nas suas condições.
Qual opção escolher?
Para quem não tem pressa em adquirir o bem e está disposto a pagar menos juros, fazendo uma aquisição planejada, a melhor opção é o consórcio.
Mas para aqueles que já querem sair com a chave do veículo na mão, a melhor opção é o financiamento!
E claro, se você precisa financiar seu carro, moto ou caminhão, a Geraiscar é a melhor opção!
Fazemos todo o trabalho burocrático e levantamento junto as financeiras parceiras para encontrar as melhores condições, de acordo com cada caso e ainda te ajudamos a encontrar o veículo ideal em nossas lojas parceiras!
Quer saber mais? Fale conosco via WhatsApp, clicando aqui e claro, se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais!